“Econiche” é uma vacina nova para o gado que pode reduzir a contaminação de alimentos e águas por Escherichia coli O157: H7 e recebeu a aprovação do regulador canadense.
A “Canadian Food Inspection Agency” (CFIA) afirmou que as informações fornecidas à agência demonstram que a vacina cumpre as exigências de eficácia e segurança necessárias para obter o seu completo licenciamento.
“Econiche” pode agora ser utilizada pelos produtores de gado e veterinários.
Este desenvolvimento será de enorme interesse aos processadores da carne que não esquecem as contaminações bacterianas uma vez que para além de causarem doenças, podem representar grandes custos e levar mesmo à destruição de uma marca.
Esta vacina é uma forma de prevenir o alojamento da E. coli O157: H7 no aparelho intestinal do gado, inibindo desta forma a sua reprodução dentro do animal, e consequentemente reduzindo a quantidade de bactérias libertadas para o meio ambiente através das fezes do gado.
De acordo com a companhia que desenvolve esta vacina, mais de 30 000 cabeças de gado foram envolvidas em testes clínicos efectuados à vacina durante os últimos cinco anos.
A E. coli O157: H7 é uma bactéria potencialmente mortal que pode causar diarreia, desidratação e, em casos extremos, hemoregia e falência renal. As crianças, idosos e imunodeprimidos são as mais susceptíveis.
A cada ano, no norte da América, são reportados cerca de 100 000 casos de infecções por E. coli O157:H7 em humanos.
O responsável pelo desenvolvimento desta vacina está a trabalhar arduamente para reunir os requerimentos necessários para obterem uma licença condicional para a vacina.
O “United States Department of Agriculture” (USDA) informou a companhia no inicio deste ano que os dados mais atrasados devem-se às especificações de eficácia padrão elegíveis para a licença condicional, solicitando à companhia que desenvolvesse um dossier que reunisse os dados necessários para uma licença completa do produto.
Fonte: Foodnavigator