O processo de envelhecimento deve ser tratado como algo natural, uma vez que é inevitável entre todos os seres humanos.
No entanto, existem algumas maneiras de evitar o envelhecimento precoce.
Inúmeras pesquisas têm mostrado que a acção de determinados nutrientes pode combater sinais visíveis de envelhecimento, prevenir distúrbios e aumentar a esperança de vida.
Especialistas referem que a herança genética é um dos factores mais determinantes no envelhecimento.
Outros factores como: o consumo de álcool e de tabaco, poluição ambiental, sedentarismo, “stress” e sol em excesso são também responsáveis pelo envelhecimento precoce.Estes podem mesmo levar a uma degeneração das células e perda da funcionalidade dos órgãos.
Sem descuidar a necessidade de uma dieta equilibrada, balanceada e composta pelos alimentos que formam a roda dos alimentos.
Os seguintes alimentos são evidenciados como principais: maçã, aveia, alho, soja, azeite, tomate, castanha, iogurte e uva, tendo o alho um lugar de destaque.
Um estudo realizado na Alemanha, concluiu que o consumo diário de alho reduz em 80% o volume da placa de arteriosclerose nas artérias.
Estudos mais recentes demonstram, que alguns dos componentes do alho, como a alicina, inibem o crescimento de uma bactéria apontada como precursora do cancro gástrico.
O consumo de alho reduz também a pressão arterial e protegem o coração através da diminuição da taxa de mau colesterol, e aumento dos níveis do bom colesterol.
Já foi também constatada a influência deste na prevenção de tumores malignos.
Além de tudo, graças aos compostos fitoquímicos, o alho ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, e tem acção anti-oxidante, factor importante no controlo do cancro.
Fonte: Notícias Google