01 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Cafeína afecta mais os homens
2009-01-16

Um estudo dirigido por investigadores da Universidade de Barcelona (UB) mostra que os efeitos da cafeína se manifestam mais nos homens que nas mulheres, e que os efeitos iniciam 10 minutos logo após o consumo.

Ao contrário do que se pensava, um descafeinado também melhora o estado de actividade.

Os efeitos da cafeína já tinham sido avaliados em estudos anteriores, mas nunca tinham sido avaliados os efeitos tendo em consideração o sexo dos consumidores.

As investigações relacionadas com o efeito da cafeína são geralmente realizadas com preparações muito mais concentradas do que as normalmente ingeridas.

A novidade deste estudo é a diferença dos efeitos entre homens e mulheres com um preparado que é utilizado em 90% dos casos para tomar cafeína (café expresso e café expresso descafeinado, com 100 e 50 miligramas de cafeína, respectivamente).

Os efeitos foram avaliados em 668 estudantes universitários (238 homens e 450 mulheres) com uma média de idades de 22 anos.

As análises foram realizadas antes e depois da ingestão da cafeína (10, 20 e 30 minutos) e foram levadas a cabo pela manhã (das 11:00 às 13:00 horas) e pela tarde (das 16:00 às 18:00 horas), para controlar os possíveis efeitos da hora do dia.

Apesar de tanto os homens como as mulheres apresentarem melhoria nas suas actividades após o consumo de café, e esta melhoria ter aumentado nas medições posteriores, observou-se um maior impacto no caso dos homens.

Ao introduzir a bebida descafeinada no estudo, houve também uma melhoria mínima no estado de actividade, com uma subida não tão acentuada nas medições posteriores.

A melhoria das actividades após consumo de descafeinado ocorreu tanto nos homens como nas mulheres, mas neste caso a melhoria foi um pouco mais acentuada no caso das mulheres.

O café produz um efeito rápido

O efeito do café é quase imediato. Estudos anteriores mostravam que a activação começava 30 a 45 minutos após a ingestão, mas o novo estudo demonstrou que a melhoria começa aos 10 minutos.

Para os autores deste estudo, 45 minutos é o tempo necessário para alcançar a máxima concentração de cafeína no sangue, mas poucos minutos após ingestão metade desta concentração já se encontra no sangue.

Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt