O Ministério da Saúde da Indonésia anunciou dois novos casos confirmados de infecção humana do vírus da gripe aviária H5N1.
A primeira, uma mulher 29 anos do distrito de Tangerang (província de Banten), adoeceu a 11 de Dezembro de 2008, foi hospitalizada a 13 e morreu a 16.
A investigação realizada revelou que ia diariamente a um mercado de animais vivos para comprar produtos frescos, incluindo carne de frango.
As pessoas que contactaram com ela foram submetidas a observação médica, mas ninguém tem mostrado sinais de doença.
O segundo caso, uma menina de 5 anos da cidade de Bekasi (província de Java) adoeceu a 23 de Dezembro de 2008, foi internada a 27, e faleceu a 2 de Janeiro de 2009.
A investigação revelou que dois dias antes do início dos sintomas tinham ido a um mercado de animais vivos para comprar frango e ovos.
As pessoas que contactaram com ela foram colocadas sob observação médica, mas nenhuma tem mostrado sinais de doença.
Dos 141 casos confirmados até o momento na Indonésia, 115 foram fatais.
Por seu lado, o Ministério da Saúde chinês notificou 3 novos casos de infecção humana por vírus da gripe aviária H5N1.
O primeiro caso é uma mulher de 27 anos da cidade de Jinan (província de Shandong), que adoeceu a 5 de Janeiro, foi hospitalizada e morreu a 17 do mesmo mês.
A origem da infecção está a ser investigada.
A segunda é uma menina de 2 anos da cidade de Luliang (província de Shanxi), que adoeceu a 7 de Janeiro, foi internada e encontra-se em estado crítico.
A origem da infecção está a ser investigada.
O terceiro caso é uma criança de 16 anos da cidade de Huaihua (província de Hunan), que adoeceu a 8 de Janeiro, foi hospitalizada a 16 e encontra-se em estado crítico.
A criança esteve exposta a aves doentes e mortas.
Os 3 casos foram confirmados pelo laboratório nacional.
Todas as pessoas que contactaram com os infectados foram colocadas sob vigilância médica e encontram-se aparentemente saudáveis.
Dos 34 casos confirmados até agora na China, 22 foram fatais.
Fonte: Agrodigital