01 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Consumo de cafeína na gravidez poderá levar ao aparecimento de leucemia nas crianças
2009-02-05

Um estudo realizado na Universidade de Leicester, Reino Unido, e financiado pela "World Cancer Research Fund” (WCRF), está a investigar se o consumo de cafeína durante a gravidez poderá aumentar o risco de as crianças desenvolverem leucemia durante a infância.

Apesar de ainda não existirem evidências sustentadas de uma relação directa entre a ingestão de cafeína e o risco de cancro, estudos anteriores descobriram uma ligação entre alterações no DNA que podem ser encontradas nos recém-nascidos, e um aumento do risco de leucemia.

Alguns estudos têm demonstrado que a ingestão de cafeína poderá causar este tipo de alterações no DNA.

Assim, sabendo que a cafeína atravessa a barreira placentária, os investigadores irão utilizar um grupo de 1 340 grávidas para avaliarem qual o impacto que o consumo de cafeína tem nos fetos.

Após o nascimento, os cientistas irão recolher amostras de sangue dos recém-nascidos e avaliar se houve alterações no DNA.

Comparando as alterações no DNA com a quantidade de cafeína ingerida pelas mães poderão descobrir se existe uma relação directa.

Caso esta relação se confirme, será necessário prosseguir com a investigação, para se poder avaliar se os bebés em que foram encontradas estas alterações poderão estar susceptíveis ao desenvolvimento de leucemia.

Fonte: Saúde na Internet

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt