02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Menor dose de vacina contra a Febre Aftosa
2009-03-26

De acordo com uma investigação do Instituto Central Veterinário (CVI), da Universidade de Wageningen, poderia vacinar-se, eficazmente, os suínos contra a Febre Aftosa com uma dose dez vezes menor.

Para tal bastaria vacinar os animais na pele, e não no músculo, e desta forma, com a mesma quantidade de vacinas, poderiam vacinar-se muitos mais animais.

Com este método a qualidade da carne é melhora , pois não causa hematomas com a injecção, e torna a vacinação menos doloroso para os animais, para além de diminuir os custos.

Ao mesmo tempo, o risco de propagação de outras doenças contagiosas é menor com a vacina superficial do que com a vacina intramuscular, uma vez que não se perfura nenhum vaso sanguíneo.

Em estudos realizados em seres humanos comprovou-se que a resposta imunológica à vacina na pele é maior que com a vacina intramuscular, o que leva a concluir que são necessárias menos doses de vacina para a mesma finalidade.

O sistema não está ainda registado, pois ainda se encontra em investigação.

Estão anda previstos alguns ensaios com leitões, os quais serão realizados com um dispositivo especial para injecção sem agulha.

Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt