Os benefícios dos ácidos gordos ómega 3 estão comprovados cientificamente e a sua administração é recomendada para diminuir a mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares.
Esta é a opinião de Pedro Marques da Silva, internista do Hospital de Santa Marta, divulgada nas XXIV Jornadas de Cardiologia e Hipertensão de Almada.
O especialista refere que é importante que os médicos de uma forma geral, e os especialistas de medicina familiar, em particular, entendam que não estão a dizer chavões, porque estão comprovados do ponto de vista científico e têm justificação para os efeitos benéficos do ómega 3.
Pedro Marques da Silva explica que, por exemplo, um doente que fez um episódio esporádico de fibrilhação auricular deve iniciar a profilaxia com um grama de ómega 3 para evitar o aparecimento de outros episódios, sublinhando que, por se tratar de uma terapêutica medicamentosa, o ómega 3 deve ser administrado dependendo da tipologia do doente, daquilo que tem e dos objectivos que se pretendem, seja reduzir os lípidos ou a mortalidade.
Fonte: Saúde na Internet