A Academia de Ciências da China anunciou o início de um projecto de colaboração para obtenção de variedades de arroz produtivas em condições adversas.
O objectivo deste projecto denominado “super arroz verde para as regiões pobres da Ásia e África”, é conseguir desenvolver plantas com alto rendimento, mesmo expostas a condições de seca, inundações, frio e excesso de sal.
Os investigadores tencionam obter em 10 anos, através de métodos genéticos, pelo menos 15 linhas de arroz que combinem algumas ou todas aquelas características, e que ainda estejam adaptadas às condições agronómicas dos pequenos agricultores dos oito países da Ásia e sete da África, abrangidos pelos projecto.
As estimativas apontam que em caso de êxito a produção nos países afectados pode crescer cerca de 20 %, o que beneficiaria 20 milhões de agricultores de subsistência.
O “super arroz” é o maior programa conjunto de investigação desenvolvido na China, a nível de recursos e de organizações participantes, entre as quais, as internacionais IRRI e WARDA, assim como diversos organismos chineses de investigação agrícola.
Fonte: Confagri