02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Vitaminas do complexo B ajudam no tratamento da doença celíaca
2009-04-09

A suplementação diária com vitaminas do complexo B pode melhorar o estado geral de saúde de pessoas com doença celíaca, de acordo com um estudo realizado na Holanda.

A doença celíaca (também conhecida como enteropatia glúten-induzida) é uma patologia auto-imune que afecta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten.

A amostragem para este estudo englobou 51 adultos com doença celíaca e 50 pessoas saudáveis, e verificou que as pessoas que tomavam suplementos diários de vitamina B6, folato e vitamina B12 apresentavam níveis significativamente mais baixos de homocisteína.

Estudos epidemiológicos têm demonstrado que um aumento nos níveis sanguíneos de homocisteína pode aumentar o risco de doença cardiovascular (DCV). Para redução destes níveis tem sido sugerido a suplementação de vitaminas do complexo B.

Segundo os investigadores da “University Medical Center”, em Amesterdão, este estudo demonstra que pacientes com doença celíaca, que utilizaram suplementos de vitamina B, apresentaram níveis de homocisteína mais reduzidos do que os que não utilizaram esses suplementos.

Os investigadores referem também que mesmo que a atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado persista, uma das causas da doença, a suplementação com o complexo B pode normalizar o estado de vitamina B6, folato e B12 e, consequentemente, os níveis de homocisteína.

As pessoas com doença celíaca, uma intolerância ao glúten, que afecta quase 1% das crianças e 1,2% dos adultos, apresentam um risco acrescido de ter níveis elevados de homocisteína.

Uma vez que esta doença é um exemplo típico de síndrome de má absorção, os pacientes apresentam um risco elevado de várias deficiências, incluindo de folato e vitamina B12.

Mais ainda, níveis elevados de homocisteína são significativamente mais frequentes em pacientes recém diagnosticados com a doença do que em pessoas saudáveis.

Os resultados da comparação entre os pacientes com doença celíaca e os controlos saudáveis demonstraram que, os pacientes que usaram os suplementos vitamínicos apresentaram níveis sanguíneos mais elevados das 3 vitaminas do complexo B, comparativamente com os que não usaram.

Os níveis de homocisteína foram significativamente mais baixos nos pacientes suplementados do que nos não suplementados ou que no grupo de controlo.

Enquanto a vitamina B6 e o folato foram associados aos níveis de homocisteína, não foi observada qualquer associação com a vitamina B12.

Os investigadores concluíram que as consequências dos níveis elevados de homocisteína na doença celíaca podem incluir uma tendência elevada a desenvolver doença oclusiva venosa e arterial.

Embora esta seja uma área pouco estudada, os resultados sugerem que a doença celíaca confere um risco elevado de complicações vasculares.

Fonte: APD

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt