02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Risco de fracturas ósseas pode ser reduzido com o consumo de frutas e vegetais
2009-04-03

De acordo com um estudo recente, realizado nos Estados Unidos da América, o consumo de frutas e vegetais ricos em carotenóides poderia levar, tanto homens como mulheres, a uma diminuição do risco de sofrer fracturas ósseas.

Este estudo foi realizado em mais de 900 pessoas que foram seguidas durante 17 anos.

Segundo este estudo, o efeito protector contra fracturas ósseas depende do consumo total de carotenóides, incluindo licopeno, que é uma substância com poder antioxidante e que quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar danos nas células causados por radicais livres.

O estudo assegura que um consumo superior a 4,4 porções por dia de licopeno reduz significativamente o risco de fractura óssea.

Actualmente a saúde óssea é uma das grandes preocupações a nível da saúde, devido sobretudo à propensão dos idosos para este tipo de problemas, de entre os quais se destaca a osteoporose, que se caracteriza pela diminuição substancial da quantidade de massa óssea e pelo desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas.

Para garantir um consumo adequado de carotenóides, basta seguir uma dieta equilibrada, rica em frutos e vegetais de coloração avermelhada, como o tomate, a melancia, a beterraba, entre outros alimentos.

Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt