Investigadores do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (EUA) encontraram perclorato, uma substância utilizada em fogos de artifício, no leite infantil à venda neste país.
Esta descoberta ocorreu enquanto os investigadores estudavam a origem de alguns problemas nas funções da glândula tiróide.
De acordo com os investigadores, as amostras foram recolhidas numa única cidade, pelo que, os resultados não podem ser considerados a nível nacional.
Os investigadores referem também que se desconhece completamente a forma como o perclorato foi introduzido no leite.
A presença desta substância no leite pode inibir a absorção de iodo por parte das glândulas tiróides e interferir no desenvolvimento natural dos bebés.
Até agora não existem relatos de problemas de saúde directamente relacionados com o consumo de leite contaminado com esta substância.
No entanto, Anila Jacob, cientista do Grupo de Trabalho Ambiental (GTA), uma organização privada de investigação, indicou que a substância pode ter duas origens.
Uma das origens pode ser o leite de vaca dado aos bebés em biberões a outra pode ser o leite em pó preparado com água.
No ano passado, foram encontrados vestígios da mesma substância química na água de pelo menos 35 Estados norte-americanos.
Esta descoberta deu impulso a grupos como o GTA para solicitar à Agência de Protecção Ambiental (EPA) que tome medidas para regular o perclorato na água para consumo humano.
Fonte: Consuma Seguridad