A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) lançou uma campanha com o objectivo de prevenir as doenças transmissíveis por alimentos na América Latina, que em 2004 causaram cerca de 57.000 mortes na região.
A FAO relatou que algumas das recomendações que irá fomentar com esta iniciativa estão relacionadas com a promoção das boas práticas de armazenagem, manipulação e preparação dos alimentos, com as principais regras de lavagem das mãos antes de comer ou cozinhar e com a utilização de água potável.
Estima-se que 1,8 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo devido a doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados.
Difundida em vários idiomas, esta campanha também divulgará medidas simples dirigidas aos governos, empresas, organizações de consumidores, profissionais da área e público em geral, para que sejam aplicadas em casa e nos estabelecimentos de restauração.
A iniciativa, que terá lugar em todos os países da América Latina, tem como objectivo tornar os consumidores nos principais responsáveis pela sua saúde com a aprendizagem de técnicas práticas para garantir a segurança alimentar.
Fonte: Consuma Seguridad