A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou uma série de pareceres relativamente a substâncias aromatizantes, que são adicionadas aos alimentos para lhes dar um aroma “fumado”.
O painel científico da EFSA respeitante aos materiais em contacto com os géneros alimentícios, enzimas, aromatizantes e auxiliares tecnológicos, avaliou a segurança dos aromatizantes Unismoke, Zesti Smoke Code 10 e Smoke Concentrate 809045.
Após a avaliação destes três aromatizantes o painel concluiu que a utilização do aroma Smoke Concentrate 809045 não representa qualquer risco a nível da segurança alimentar.
Relativamente aos aromas Unismoke e Zesti Smoke Code 10, o painel concluiu não existirem margens suficientes de segurança entre a estimativa de exposição aos dois aromatizantes e a ingestão de níveis acima dos quais poderão causar efeitos adversos para a saúde.
Estes resultados foram baseados numa estimativa de exposição para todos os aromatizantes que são utilizados na União Europeia e que foram igualmente publicados, sob a forma de parecer científico.
Nos três casos, o painel considerou que os estudos foram suficientes para dissipar os receios relativamente à genotoxicidade destas substâncias, ou seja, relativamente à capacidade que essas substâncias têm de induzir alterações no material genético dos organismos a elas expostos.
No entanto, devido à falta de dados sobre a toxicidade e à falta de estudos a longo prazo do Unismoke e do Zesti Smoke Code 10, o painel concluiu que a utilização destes aromatizantes exige maiores margens de segurança.
Fonte: EFSA e ASAE