Investigadores de Veterinária da Universidade de Santiago de Compostela (USC) irão testar em condições reais a implementação de um novo conservante natural na preservação das propriedades do pescado.
O estudo deste conservante está a ser realizado no Laboratório de Higiene, Inspecção e Controlo de Alimentos e na área de Tecnologia Alimentar da USC, contando com a colaboração de algumas empresas do sector da Tecnologia Alimentar.
O referido conservante revelou, em projectos anteriores, possuir propriedades antioxidantes e um elevado poder inibitório do crescimento microbiano.
Segundo os investigadores da USC o teste será realizado em alto mar, com a finalidade de verificar a eficácia desta substância na preservação da qualidade do peixe acabado de pescar.
O conservante será aplicado durante a primeira lavagem do pescado e ao longo da cadeia de frio.
Este produto poderá ter um impacto muito relevante no sector pesqueiro, pois poderá permitir aos pescadores fornecer produtos de pesca com melhor qualidade, tanto a nível microbiológico como sensorial, o que significa que os consumidores poderão ter acesso a produtos com valor acrescentado em termos de qualidade e segurança alimentar.
A USC optou por não mencionar ainda qual o nome da substância conservante em estudo.
Fonte: Consuma Seguridad e USC