Investigadores do Japão e da Indonésia descobriram, no decurso de uma investigação, que o vírus da gripe aviaria H5N1 pode estar a adaptar-se aos suínos que pode estar a ficar menos patogénico para os mamíferos na generalidade.
Ao longo da investigação foram recolhidas amostras de vírus em aves e em suínos, na Indonésia.
Posteriormente, as amostras foram cultivadas em laboratório e inoculadas em ratos.
Após observação dos ratos, os investigadores, concluíram que os vírus recolhidos dos suínos eram menos letais para os ratos que os vírus recolhidos das aves.
Os investigadores acreditam que a diminuição da virulência do H5N1 nos suínos se deve à atenuação do vírus durante a sua replicação.
Segundo os investigadores, os suínos podem ser utilizados como hospedeiros intermédios do vírus, o que ajudará o vírus a adaptar-se aos humanos, pois as células epiteliais da traqueia dos suínos podem ser infectados com as variantes aviaria e humana do vírus.
As infecções de suínos com o vírus H5N1 raramente são confirmados, porque os suínos infectados não apresentam sinais da doença, no entanto, os investigadores afirmam que foram detectados suínos infectados com este vírus entre 2005 e 2007, na Indonésia.
Fonte: Agrodigital