Uma companhia norte-americana desenvolveu um novo método de detecção rápida de Salmonella em géneros alimentícios.
Este novo método permite obter resultados fiáveis em menos de 48 horas, enquanto os métodos convencionais apenas permitem obter resultados quatro dias após a realização da análise.
A principal vantagem deste método é que os produtores de géneros alimentícios podem colocar os seus produtos no mercado, com segurança e sem longos períodos de espera, o que não é possível recorrendo às técnicas de detecção de Salmonella convencionais.
A aplicação deste novo método divide-se em duas etapas distintas.
A primeira etapa consiste na utilização de um meio de enriquecimento para potenciar o crescimento da Salmonella, caso esta esteja presente na amostra.
A segunda fase consiste na utilização de um meio cromogénico que permite evidenciar a presença de Salmonella, pois as suas colónias adquirem uma coloração roxa.
A contaminação de alimentos com Salmonella está a tornar-se numa das maiores preocupações a nível da indústria alimentar, principalmente depois dos recentes casos que ocorreram nos EUA de contaminação de manteiga de amendoim e pistáchios com este microrganismo.
A utilização de kit's rápidos é, hoje em dia, a forma mais expedita da indústria colocar os seus produtos no mercado com garantias de segurança.
Fonte: FoodQuality