02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Evolução genética da Salmonella enteritidis
2009-04-08

Uma equipe de cientistas do Serviço de Investigação Agrária dos Estados Unidos da América (ARS) descobriram as alterações genéticas que levaram a Salmonella enteritidis a tornar-se num microrganismo patogénico.

A veterinária Jean Guard-Bouldin da Unidade de Investigação da Segurança e Qualidade dos ovos do ARS afirma que o estudo do processo evolutivo deste microrganismo podem ajudar a reduzir os níveis de contaminação.

A equipa científica descobriu que as estirpes de Salmonella enteritidis são tão semelhantes geneticamente que parecem mesmo iguais, mas estas bactérias apresentam comportamentos completamente diferentes após contaminarem um organismo.

Para distinguir os genomas destas estirpes, os investigadores, utilizaram um método denominado "mapa mutacional do genoma", para poderem analisar múltiplas linhagens.

Ao tentar descobrir como este microrganismo conseguiu entrar nos ovos a partir do sistema reprodutor das galinhas, os investigadores, descobriram que ocorreram permutações de DNA em grande escala entre estirpes, que resultaram numa estirpe híbrida deste patogénico com capacidade para contaminar o interior dos ovos.

Posteriormente, a estirpe híbrida dividiu-se em duas novas linhagens, sendo que cada uma delas continha um vírus.

As duas novas linhagens continuaram a evoluir e finalmente começaram a variar na sua capacidade de contaminar ovos e de sobreviver nas explorações aviárias.

Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt