A Agência Norte-americana de Medicamentos e Produtos Alimentares (FDA) autorizou a comercialização de um novo teste capaz de detectar, em menos de 40 minutos, a presença do vírus da gripe aviária (H5N1) em humanos.
O novo teste, que dá pelo nome de "Advantage A/H5N1 Flu Test", permite rastrear a presença do vírus em pessoas com os sintomas da variante humano da gripe aviaria, a partir de amostras de saliva e de fluidos da mucosa nasal.
O “Advantage A/H5N1 Flu Test” baseia-se na identificação da NS1, uma proteína não estrutural que está envolvida em várias funções relacionadas com a replicação e expressão viral.
Este teste é muito mais rápido que os testes precedentes, que necessitam de três a quatro horas para identificar a presença do vírus H5N1.
Daniel Schultz, responsável da FDA, afirma que este teste é uma ferramenta importante para ajudar a identificar rapidamente o início de uma infecção causada pelo vírus da gripe aviária.
Schultz refere também que a autorização deste teste representa um grande avanço contra a ameaça de uma pandemia de gripe aviária.
Fonte: Google Notícias