De acordo com um estudo publicado no Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism, a cafeína pode reduzir as dores musculares resultantes do exercício físico.
No decorrer do estudo, realizado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América (EUA), 25 jovens foram avaliados enquanto praticavam exercício físico em bicicleta ergométrica.
Os investigadores verificaram que os jovens que receberam um comprimido de cafeína (o equivalente a 2,5 a 3 chávenas de café), antes da prática de exercício de alta intensidade, apresentavam menos dores no quadríceps do que os que receberam apenas um placebo.
Os resultados demonstraram também que a diminuição das dores ocorria tanto nos jovens que estavam habituados a ingerir muita cafeína como naqueles que não eram consumidores frequentes desta substância.
Segundo o líder da investigação, Robert Motl, a cafeína afecta o sistema envolvido no processamento da dor, bloqueando os receptores da enzima adenosina, responsável pela transferência de energia durante o exercício.
O consumo de cafeína antes da realização de exercício físico permite aumentar a intensidade dos exercícios sem que isso resulte em intensas dores musculares, contudo o consumo desta substância deve ser moderado, tal como a intensidade dos exercícios, pois o consumo excessivo de cafeína pode trazer outros problemas para a saúde e o aumento desmedido da intensidade dos exercícios pode resultar em lesões musculares.
Fonte: Saúde na Internet