02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Alimentos contaminados com Listeria monocytogenes em cantinas
2009-04-16

Isabel Santos, investigadora do Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), anunciou, no Congresso de Saúde Pública, em Lisboa, que foi detectada Listeria monocytogenes em 101 amostras de alimentos recolhidos em cantinas de escolas, hospitais e lares de idosos.

A Listeria monocytogenes é responsável por uma doença infecciosa denominada listeriose, que afecta principalmente mulheres grávidas, recém-nascidos e adultos com o sistema imunitário debilitado.

Os doentes infectados comListeria monocytogenes apresentam inicialmente sintomas muito semelhantes aos da gripe, mas quando atinge o sistema nervoso ocorrem sintomas como dor de cabeça, confusão mental, torcicolo, perda de equilíbrio e convulsões.

A bactéria foi detectada em vegetais em decomposição, carne de porco, salames, patês de frango, peru e carne de vaca.

As 101 amostras contaminadas com a bactéria foram encontradas num universo de dez mil análises efectuadas durante quatro anos.

Fonte do INSA afirmou que das 101 amostras contaminadas com a bactéria 5 % apresentavam um grau de contaminação acima dos valores de referência, o que poderia pôr em risco a saúde dos consumidores.

A taxa de mortalidade de doentes infectados com listeriose é elevada, sendo cerca de 25% em fetos e recém-nascidos, 23% em adultos com doenças crónicas e 52% em idosos.

Pedro Nunes, do bastonário dos Médicos, desvalorizou a importância da bactéria, afirmando que "existe desde sempre".

Fonte: Correio da Manhã

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt