02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
EFSA avalia a segurança do ractopamine na alimentação animal
2009-04-17

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) emitiu um parecer relativo à avaliação da segurança do ractopamine, aditivo utilizado em alimentos para animais.

Este aditivo, normalmente utilizado para promover o crescimento e a engorda de suínos e bovinos, é autorizado em diferentes países, como os Estados Unidos da América, o Canadá, o Japão e o México, mas, na União Europeia, a sua utilização é proibida, com algumas excepções por motivos terapêuticos.

Este parecer foi publicado na sequência de um pedido da Comissão Europeia, dirigido à EFSA, com o objectivo de avaliar a segurança da utilização deste aditivo.

O Comité dos resíduos de medicamentos veterinários da Comissão do Codex Alimentarius (CMPAA) propôs um limite máximo de resíduos (LMR) desta substância, com base numa avaliação realizada pelo Comité Misto de Peritos em Aditivos Alimentares da FAO / OMS (JECFA), mas o painel de aditivos e substâncias usadas na alimentação animal (FEEDAP) da EFSA, concluiu que existia falta de solidez na proposta da CMPAA.

O FEEDAP estabeleceu que um estudo sobre efeitos cardiovasculares em seres humanos não pode ser tomado como base para estabelecer uma dose diária de 0-1 microgramas por quilo de peso corporal por dia, como proposto pelo CMPAA.

O parecer do painel é apoiado pelo Comité de Produtos Veterinários da Agência Europeia de Medicamentos (CVMP).

O painel FEEDAP propôs a utilização da soma do ractopamine livre e do ractopamine glucurono-conjugado, em vez do ractopamine livre como substância indicadora, parecer compartilhado pelo CVMP.

Fonte: EFSA e Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt