02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Utilização de extracto de amaranto para conservar pão
2009-04-23

O amaranto é uma planta pertencente à família Amaranthaceae, que se subdivide em cerca de 60 espécies, amplamente distribuídas nas regiões temperadas e subtropicais do mundo.

A grande maioria destas plantas são cultivadas para ornamentação, mas também podem ser cultivadas como cereais passíveis de ser utilizados na alimentação.

O elevado valor nutricional do grão de amaranto torna-o uma excelente alternativa para as regiões onde o clima não permite a produção de qualquer outro tipo de cereais.

Este curioso alimento tem sido objecto de diversos estudos, que têm vindo a salientar as suas características e os seus benefícios nutricionais.

O mais recente estudo relacionado com esta planta, publicado na revista International Journal of Food Microbiology, concluiu que o extracto de amaranto pode aumentar a vida útil de certos alimentos, como é o caso do pão.

O estudo, realizado na Universidade de Bari, em Parma, Itália, revelou que o extracto de amaranto é solúvel em água, e que possui propriedades anti-fúngicas capazes de reduzir a deterioração do pão durante o armazenamento a longo prazo.

Foi também possível verificar que o extracto de amaranto melhora as propriedades organolépticas e nutricionais do pão, podendo vir a ser utilizado para esse efeito.

Para além disso, os aminoácidos livres presentes neste produto desempenham um papel importante no sabor do pão, actuando como precursores no desenvolvimento de um sabor mais intenso no pão confeccionado.

O alto teor de albumina no extracto de amaranto também optimiza as características sensoriais do pão, aumentando a capacidade de absorção da água e do azeite, e funcionando como emulsionante e estabilizador.

Para um dos responsáveis deste estudo, a albumina presente do amaranto permite uma mistura de alta estabilidade e melhora as propriedades do miolo do pão de trigo.

Para validar quer o prolongamento da vida útil do pão, quer o retardar do aparecimento dos fungos, os investigadores, desenvolveram um extracto solúvel em água de sementes de amaranto.

Os resultados mostraram que muitas das espécies de fungos, que se encontram frequentemente em padarias, podem ser inibidas com a utilização deste conservante, retardando-se assim a degradação do pão.

Uma vez comprovada a eficácia do extracto de amaranto no pão, os investigadores resolveram estudar a utilização do mesmo extracto, como anti-fúngico natural, em diferentes produtos de panificação.

Os especialistas reconhecem o potencial do extracto amaranto como um ingrediente para alimentos sem glúten, favorecendo a sua conservação e permitindo o desenvolvimento de novas técnicas para obter novos sabores.

Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt