02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Produtos de origem ovina com mais ácidos gordos polinsaturados
2009-04-20

Um grupo de investigadores da área de Produção Animal da Escola Técnica Superior de Engenharia Agrária de Palencia trabalha desde 2007 num projecto que tem como objectivo obter produtos de origem ovina com níveis elevados de ácidos gordos polinsaturados, que são benéficos para a saúde humana.

Os investigadores já realizaram dois testes com 48 ovelhas e com as suas crias, num total de 80 animais.

A experiência consistiu em adicionar produtos ricos em ácidos gordos ómega-3, ómega-6 ou em ácido linoleico conjugado (CLA) aos alimentos das ovelhas, que previamente foram inseminadas e separadas em quatro grupos.

A novidade deste projecto é que não foi o leite que foi enriquecido com os ácidos gordos, mas sim os alimentos fornecidos aos animais.

Os investigadores pretendem que as ovelhas produzam leite mais rico em ácidos gordos ómega-3, ómega-6 ou em CLA, um ácido gordo com muitas propriedades anti-cancerígenas e muito benéfico para a redução do colesterol e dos triglicéridos.

Os investigadores acreditam que o desenvolvimento deste projecto poderá trazer algumas vantagens para o mercado consumidor.

Se as ovelhas produzirem um leite rico neste tipo de gorduras, as suas crias terão uma carne muito mais rica, isto porque as gorduras ingeridas pelos cordeiros não são modificadas antes da absorção como acontece com os ruminantes adultos.

Os investigadores estão a tentar avaliar se as alterações na composição da carne podem afectar a sua vida útil ou a sua segurança.

Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt