Um estudo, realizado por investigadores da Harvard School of Public Health, em Boston, EUA, revelou que o consumo de café não está associado a uma diminuição significativa do risco de desenvolver cancro colo-rectal (cancro do cólon ou cancro do recto), ao contrário do que afirmavam estudos anteriores.
Alguns estudos realizados anteriormente referiam que existia uma relação inversa entre o consumo de café e o risco de desenvolver cancro colo-rectal, contudo, de acordo com o estudo publicado no International Jornal of Cancer, esta associação não se confirma.
De forma a analisar a associação entre o consumo de café e o cancro colo-rectal, os investigadores aplicaram o estudo de coortes (estudo de um grupo de pessoas acompanhado ao longo do tempo e que permite o agrupamento de dados sobre essas mesmas pessoas), e identificaram doze estudos que incluíam um total de 646 848 participantes, 5403 dos quais sofriam de cancro colo-rectal.
Os investigadores concluíram que todos os estudos considerados possuíam dados semelhantes e nenhum apresentava uma relação entre o cancro e o consumo de café.
Para Youjin Je, líder da investigação, é necessário realizar mais estudos, de forma a verificar se os métodos e os tipos de café poderão ter um impacto diferente no desenvolvimento do cancro do colo-rectal.
Fonte: Saúde na Internet