Investigadores do Departamento de Bioquímica Clínica e Imunohematologia da Universidade de Talca, no Chile, estudaram os efeitos de algumas frutas e produtos hortícolas contra a trombose.
A trombose é um processo patológico que consiste na formação de coágulos no interior dos vasos sanguíneos.
Foi demonstrado, tanto em laboratório como em estudos com pessoas, que as uvas pretas, o ananás, o morango, o kiwi, o alho, a cebola, o tomate, a soja e o melão, são alimentos que contêm substâncias capazes de prevenir a agregação de plaquetas e a formação de coágulos sanguíneos.
De entre as frutas estudadas destacam-se o ananás e o kiwi como sendo as mais completas, pois estas apresentam vários efeitos contra a trombose.
De entre os vegetais destacam-se o alho e a cebola, que são chaves fundamentais para a prevenção de acidentes vasculares cerebrais (AVS), cardiopatias coronárias, tromboses e embolias, entre outras patologias que afectam o coração e os vasos sanguíneos.
Os investigadores, demonstraram em estudos laboratoriais que o consumo 5 mg de extracto de kiwi podem diminuir 11% a agregação de plaquetas sanguíneas e 20 mg do mesmo extracto podem diminuir a agregação 96%.
Também em laboratório, foi observado que a bromelina, enzima proteolítica existente do ananás, pode inibir a agregação das plaquetas e aumentar a actividade fibrinolítica, isto é, a destruição de coágulos sanguíneos formados.
O alho e à cebola tem sido tradicionalmente utilizado como alimentos com propriedades medicinais para o tratamento de uma ampla variedade de doenças, incluindo as coronárias.
Esta sabedoria popular está correcta, pois alguns estudos comprovaram que estes alimentos ajudam a evitar a agregação de plaquetas sanguíneas e a diminuir a tensão arterial.
No entanto, ainda é necessário realizar mais estudos para demonstrar os efeitos deste alimento na redução de doenças cardiovasculares e é também necessário descobrir qual a quantidade de alho que devem ser ingerida para alcançar os efeitos benéficos pretendidos.
Fonte: Consuma Seguridad