02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Substância existente em crustáceos permite regenerar a pele
2009-05-07

A partir de crustáceos e células-mãe, investigadores chilenos desenvolveram, separadamente, novas técnicas de regeneração da pele ferida, com as quais será possível o tratamento de queimaduras e cicatrizes.

Os investigadores da Universidade de Concepción descobriram que uma substância chamada quitina, existente nas carapaças dos crustáceos, após ser transformada em quitosano e quando misturada com alguns aditivos, converte-se num perfeito substituto da pele humana.

O investigador Galo Cárdenas explicou que esta substância pode ser usada como suporte do crescimento que vai restaurando a pele da pessoa sem deixar marcas e sem problemas de compatibilidade da substância com o organismo humano.

A explicação foi que esta substância pode ser usada como suporte ao crescimento, já que vai restaurando a pele sem deixar marcas e sem problemas de compatibilidade da substância com o organismo humano.

Além disso, a pele artificial é elástica, transparente e biodegradável, evitando a recuperação dolorosa.

A invenção já foi testada em 50 doentes e poderá começar a ser comercializada brevemente nas farmácias.

Paralelamente, investigadores da Universidade de Valparaíso e das Universidades de Playa Ancha e Federico Santa María, continuam a pesquisar formas de obter pele a partir de células-mãe, uma metodologia que promete uma recuperação maior com menos rejeição por parte do paciente, já que se trata de células da mesma pessoa.

Segundo Manuel Young, director do Centro de Biotecnologia da Universidade Federico Santa María, as células mesenquimáticas têm a capacidade de formar novos tecidos, permitindo uma regeneração da pele de forma mais saudável e com menos cicatrizes, pois estas células reproduzem-se muito rapidamente.

Fonte: Diário Digital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt