Um novo biosensor foi desenvolvido, por um grupo de investigadores americanos, para incorporar um teste rápido de detecção de Listeria monocytogenes em alimentos, de acordo com um artigo publicado no Analytical Chemistry.
A Listeria monocytogenes é um microrganismo altamente patogénico responsável por uma doença infecciosa denominada listeriose, que afecta principalmente mulheres grávidas, recém-nascidos e adultos com o sistema imunitário debilitado.
Este microrganismo é muito resistente, pois tolera concentrações elevadas de sal, mudanças bruscas de pH, desidratação e tem capacidade para se desenvolver numa vasta gama de temperaturas (1 - 45 ºC).
Em regra a listeriose contrai-se consumindo produtos alimentares contaminados, como produtos lácteos mal processados, verduras cruas, produtos fumados e peixe cru.
As boas práticas de higiene e o controlo microbiológico, ao longo da produção alimentar, são fundamentais para minimizar o risco de contaminação por Listeria monocytogenes.
O novo biosensor é mais sensível do que os testes convencionais, pois apresenta uma taxa de captação de microrganismos viáveis, 83% superior, o que permite obter resultados com muito maior rapidez.
Para além disso, o biosensor reduz a probabilidade de resultados duvidosos na pesquisa de Listeria monocytogenes em alimentos, e pode conduzir a novos testes para detecção de outros microrganismos patogénicos.
Fonte: FoodQuality