As pessoas com níveis mais elevados de vitamina B9 no sangue apresentam menor risco de sofrer de alergias ou de asma, refere um estudo publicado do Journal of Allergy & Clinical Immunology.
A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina, existindo em abundância em alguns alimentos, como leguminosas, cereais integrais, banana e hortaliças.
Investigadores do Centro Pediátrico Johns Hopkins, nos Estados Unidos da América, estudaram os registos médicos de mais de oito mil pessoas, com idades compreendidas entre os 2 e os 85 anos.
O objectivo deste estudo era seguir o efeito dos níveis de vitamina B9 nos sintomas respiratórios e alérgicos e nos níveis de anticorpos IgE, marcadores do sistema imunitário que aumentam em resposta a um alérgeno.
Os investigadores descobriram que as pessoas com níveis mais elevados de vitamina B9 no sangue apresentavam uma menor concentração de anticorpos IgE, menos relatos de alergia, menos sibilância e uma menor probabilidade de sofrerem asma.
A líder da investigação, Elizabeth Matsui, afirma que as descobertas são uma clara indicação de que a vitamina B9 pode ajudar a regular a resposta imunitária aos alérgenos e pode também reduzir os sintomas da alergia e asma.
Contudo, a investigadora refere serem necessários mais estudos para se perceber o mecanismo exacto que está por detrás deste processo.
A ingestão de vitamina B6 é aconselhável a qualquer pessoa que sofra de asma ou de alergias, mas também é aconselhável para as grávidas no primeiro mês de gestação, pois permite evitarem malformações congénitas nos bebés, tais como a espinha bífida.
Fonte: Saúde na Internet