A Comissão Europeia para a luta contra a febre aftosa (EUFMD) da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) acordou um plano para combater a febre aftosa na Ásia Ocidental e no Médio Oriente e para impedir que esta se propague para o Oeste da Europa e para o Norte de África.
Trata-se de uma estratégia destinada a por termo a esta doença de origem animal nos 14 países mais afectados da Ásia Ocidental e Médio Oriente.
Nos dois primeiros meses de 2009 foram detectados mais de 130 surtos de febre aftosa do tipo A no centro e sul do Iraque, sendo também detectada a mesma estirpe no Bahrain, Kuwait, Líbano e também na Líbia.
A FAO adverte que existe a preocupação da expansão da doença para outras partes da região do Mediterrâneo, até agora livre de febre aftosa.
A febre aftosa é uma doença contagiosa que afecta os animais ungulados, incluindo espécies domésticas como bovinos, ovinos e suínos.
Embora não seja uma doença que se transmite facilmente às pessoas, um surto de febre aftosa pode trazer inúmeros problemas para a produção pecuária.
A febre aftosa do tipo A é especialmente perigosa, pois esta estirpe evolui e sofre mutações muito rapidamente.
O Secretário da Comissão EUFMD assinalou que o plano acordado permite o trabalho conjugado das diferentes autoridades e organizações envolvidas em combater a doença, com o objectivo de libertar estes países da febre aftosa até ao ano 2020.
Fonte: Consuma Seguridad