A Autoridade Europeia de Segurança alimentar (EFSA) forneceu à Comissão Europeia um parecer científico sobre os riscos associados ao consumo de cogumelos selvagens, no seguimento da notificação de uma contaminação de cogumelos selvagens secos, essencialmente de origem chinesa, com nicotina.
A EFSA avaliou os riscos associados à presença de nicotina, nos cogumelos selvagens frescos, até à concentração máxima de 0,5 mg/kg e concluiu que, a presença de teores semelhantes a este nos cogumelos não é isenta de risco.
É provável que os efeitos associados ao consumo de cogumelos selvagens contaminados não sejam muito violentos e duradouros, contudo, podem manifestar-se sob a forma de aceleração do ritmo cardíaco, vertigens e dores de cabeça.
A Comissão Europeia foi alertada pela EFSA sobre os riscos associados a diversos níveis de contaminação, a fim de ajudar os gestores de riscos a pronunciar-se sobre as medidas mais adequadas para controlar estes riscos.
A causa da presença da nicotina nos cogumelos não é clara, podendo ter tido origem na utilização de pesticidas ou em outros factores como a contaminação acidental durante o processo industrial.
A fim de ajudar os gestores de riscos a estabelecer níveis de protecção adequados para os consumidores, a EFSA determinou o limite máximo de resíduos (LMR) de nicotina admissível nos cogumelos.
O LMR proposto pela EFSA para a nicotina nos cogumelos selvagens frescos foi de 0,036 mg/kg, contudo, a EFSA aponta que, se for necessário estabelecer um LMR para os cogumelos selvagens secos, este deverá ser de 1,17 mg/kg.
Esta avaliação é afectada por diversas incertezas e restrições relativas aos dados disponíveis (níveis de contaminação e consumo de cogumelos selvagens na Europa), por essa razão, a EFSA recomendou que os LMR propostos sejam tomados em consideração apenas provisoriamente.
A EFSA garante que o programa de vigilância recomendado pela Comissão Europeia será útil para recolher dados para a avaliação da exposição a esta substância e para o estabelecimento de novos LMR.
Fonte: EFSA