Um novo método para detectar melamina, presente em concentrações muito reduzidas (ppm), em fórmulas para bebés, foi descoberto por uma investigadora da Purdue University.
Utilizando raios de infravermelhos e técnicas espectroscópicas, Lisa Mauer, professora de ciências alimentares, é capaz de detectar melanina em fórmulas infantis em menos de 5 minutos.
A melanina, um produto sintético vulgarmente utilizado na produção de plásticos e de outros produtos, foi recentemente encontrada em fórmulas para bebés e leites infantis importados da China.
De acordo com Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, doses elevadas de melamina já foram associadas ao aparecimento de cancro em alguns animais e representam um perigo para a saúde infantil.
Lisa Mauer salienta que o novo método de detecção de melamina em fórmulas infantis é pouco dispendioso, rápido e fácil de utilizar.
Os raios infravermelhos percorrem a amostra e são reflectidos num detector, este calcula a energia que foi absorvida pela amostra e cria um espectro de absorção.
Este espectro é comparado com um espectro de um padrão de melamina, permitindo assim o cálculo da concentração de melamina na amostra.
O novo método é tão sensível, que permite detectar concentrações residuais de melamina nas amostras a analisar.
Fonte: Food IngredientsFirst