Uma nova variedade de arroz, resistente a doenças e que se adapte as condições climáticas da Europa, está a tentar ser desenvolvida por alguns investigadores europeus da Universidade Politécnica de Valência (UPV).
O objectivo, numa primeira fase deste projecto, é identificar, mediante a utilização da engenharia genética, os principais genes das variedades de arroz cultiváveis no continente europeu, que proporcionam resistência a uma das doenças que mais afecta as culturas, a piriculariose.
Numa segunda fase do projecto os investigadores pretendem desenvolver um programa específico de obtenção de variedades resistentes a esta doença.
A piriculariose, causada pelo fungo Magnaporthe grisea, é uma das doenças que mais afecta o cultivo de arroz em todo o mundo.
A melhor forma de combater a piriculariose é utilizar variedades de arroz que possuem resistência a esta doença, evitando a utilização de fungicidas nas culturas.
Foram realizados uma serie de ensaios com diferentes variedades de arroz, de forma a poder analisar o seu comportamento a esta doença em dois campos de cultivo diferentes, e assim tentar descobrir quais os genes que garantem maior resistência à doença e quais as variedades que melhor se adaptam as culturas europeias.
Fonte: Consuma Seguridad