Uma nova vitamina, denominada delta-tocomonoenol, foi descoberta por investigadores italianos do kiwi.
O delta-tocomonoenol pertence à família da vitamina E e encontra-se na casca do kiwi, mas não na sua polpa, o que dificulta em muito o seu consumo.
No decurso deste estudo, os investigadores colocaram kiwis a 45 ºC durante uma noite inteira e, posteriormente, fizeram uma extracção para identificar todos os compostos pertencentes à família da vitamina E e descobriram este novo composto.
Os investigadores utilizaram diversas técnicas de análise para identificar a estrutura do novo composto e aperceberam-se que o delta-tocomonoenol e o delta-tocoferol apresentam estruturas muito similares.
O delta-tocomonoenol foi ainda sujeito a um teste para avaliar a sua capacidade de evitar a peroxidação lipídica, responsável pela formação de hidroperóxidos, que são substâncias nocivas ao organismo.
Este composto apresenta uma capacidade de evitar a peroxidação de 27%, sendo esta inferior à do alfa-tocoferol, contudo, superior à do delta-tocofenol.
Os investigadores responsáveis por este estudo acreditam que, com a ajuda da tecnologia alimentar, este composto pode ser utilizado para melhorar a qualidade de alguns alimentos.
Fonte: Consuma Seguridad