Incentivar o consumo regular de água nas escolas pode ser uma medida eficaz para reduzir o problema da obesidade infantil, revela um estudo liderado por Rebecca Muckelbauer, do Research Institute of Child Nutrition Dortmund, na Alemanha e publicado na revista Pediatrics.
A obesidade infantil tem aumentado acentuadamente nas últimas décadas, principalmente em países desenvolvidos, sendo já considerado um problema de saúde pública.
Os investigadores avaliaram cerca de 32 mil crianças provenientes de escolas primárias de duas cidades alemãs ao longo de um ano lectivo e verificaram que nas escolas onde foi incentivado o consumo de água, as crianças apresentaram uma propensão 33% menor para terem excesso de peso do que as crianças das outras escolas que serviram de grupo de controlo.
O incentivo ao consumo de água passou pela instalação de fontes e por aulas sobre os benefícios da água na saúde e vida das pessoas.
Os dados do estudo aferiram que as crianças expostas ao incentivo ao consumo de água beberam mais água e menos bebidas açucaradas, o que pode ajudar a explicar a propensão para a redução de peso.
Fonte: Saúde na Internet