A sessão anual da Organização Mundial da Saúde Animal que decorre até dia 29, em Paris, vai adoptar novas normas e alterações às normas em vigor em matéria de saúde e bem-estar animal.
Os surtos de doenças animais podem ter consequências devastadoras para a saúde dos animais, para o abastecimento de alimentos, para a economia e para a sociedade no seu conjunto.
Por essa razão, a prevenção e o controlo das doenças animais são grandes prioridades para a União Europeia (UE).
“Uma Só Saúde” é um projecto que vai ser apresentado em Paris, no Boulevard des Invalides, a 26 e 27 de Maio.
Diversos veterinários da UE, incluindo representantes da Federação de Veterinários Europeus, vão estar envolvidos neste projecto e estarão disponíveis para explicar ao público as medidas de biossegurança bem como o conceito deste projecto. Ou seja, de que forma a saúde animal está associada à saúde humana.
A biossegurança já não é uma questão só de interesse para veterinários e agricultores, pois, a propagação sem precedentes de algumas doenças nos últimos anos, por exemplo a gripe aviaria, tornou a biossegurança uma questão de interesse para o público em geral.
“Uma Só Saúde” será também o tema da Semana Veterinária da UE deste ano, organizada em parceria com a Federação de Veterinários Europeus.
Fonte: Veterinária Actual