02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Conferência sobre segurança alimentar
2009-05-29

Cerca de 60 % das doenças transmitidas ao homem pelos alimentos são de origem animais, indicaram especialistas numa conferência organizada pelo Instituto Tomás Pascual.

Os especialistas asseguram que é importante realizar um controlo exaustivo dos processos da indústria alimentar para analisar os riscos e mais-valias de todos os produtos que chegam aos consumidores.

Francisco J. Morales, investigador do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), assegurou que é necessário adoptar medidas preventivas para fazer frente aos problemas de saúde pública, quer estes sejam causados por parasitas quer por processos industriais inadequados.

O investigador afirma ainda que é necessário avaliar os riscos e os benefícios dos processos, de forma a minimizando as toxinfecções alimentares.

Por seu turno, o catedrático de Nutrição e Bromatologia da Universidade CEU San Pablo, Gregorio Varela, afirma que não existe risco “zero” nem um benefício nulo e enfatizou a importância dos hábitos alimentares já que, por exemplo, a dieta vegetariana reduz o risco de doenças crónicas degenerativas.

Além disso, as substâncias resultantes da transformação de alimentos (como a fermentação, a congelamento ou a desidratação), a interacção entre os produtos e as suas embalagens e à qualidade da alimentação dos animais, têm um impacto directo sobre a cadeia alimentar, salientaram os participantes da conferência.

Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt