02 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Influência dos minerais na qualidade dos ovos
2009-06-02

Uma série de ensaios sobre o efeito dos suplementos na qualidade dos ovos foram apresentados pela professora da Universidade do Nebrasca, dos E.U.A, Dra. Sheila Scheideler.

De acordo com os ensaios realizados o selénio favorece a integridade da membrana vitelina e da gema, em comparação com os ovos produzidos por galinhas com dietas pobres neste elemento ou que contêm selénio derivado do selenito de sódio.

De acordo com alguns estudos, a suplementação com selénio orgânico acoplada à suplementação com vitamina E pode ter um efeito sinérgico, mas só até determinados níveis, uma vez que uma alta concentração em selénio pode diminuir o teor de vitamina E nos ovos.

A suplementação de selénio na forma orgânica pode aumentar o teor de selénio na gema (0.63 a 0.75 mg/g de gema).

Os investigadores recomendam a suplementação de 2/3 de selénio sobre a forma de selenometionina.

A ingestão por parte das galinhas poedeiras com outros minerais como o zinco, o cobre e o ferro também é recomendada.

O zinco está relacionado com a mineralização da casca, enquanto o cobre e o ferro são recomendados em dietas à base de soja e milho.

Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt