O consumo de bebidas adoçadas com frutose leva a um aumento de peso e de gordura abdominal, para além de diminuir a sensibilidade à insulina, revela um estudo publicado no Journal of Clinical Investigation.
O estudo revela ainda que o consumo destas bebidas por indivíduos com excesso de peso leva também a um aumento dos níveis de lípidos no sangue, causando dislipidémia.
Estas alterações são sintomáticas do síndrome metabólico, condição caracterizada pela presença de obesidade central, hipertensão e alterações no metabolismo da glucose e insulina.
Os investigadores utilizaram os parâmetros metabólicos supracitados para avaliar os efeitos do consumo de bebidas adoçadas com frutose e glucose a 25% das necessidades energéticas em 32 indivíduos com idade média de 50 anos e IMC médio de 29.
Os participantes foram divididos em dois grupos. Um dos grupos consumiu bebidas adoçadas com frutose enquanto o outro consumiu bebidas adoçadas com glucose.
Os resultados revelaram que ambos os grupos aumentaram cerca de 1,5 kg de peso, mas o grupo que consumiu frutose demonstrou uma acumulação duas vezes superior de gordura visceral do que o grupo que consumiu glucose.
Para além disso, o grupo que consumiu frutose revelou um aumento de 14% nos níves de LDL-colesterol e uma diminuição de 17% na sensibilidade à insulina, em comparação com o grupo que consumiu glucose.
Fonte: APD