O frango é a principal fonte de intoxicação alimentar nos Estados Unidos da América (EUA), seguido por vegetais, frutas e sementes, de acordo com um relatório divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CCPD).
Depois de uma campanha do Departamento de Agricultura para melhorar a segurança das aves, o número de intoxicações alimentares causadas por frango em 2006 diminuiu, em comparação com a média dos cinco anos anteriores, de acordo com os investigadores do CCPD.
Segundo o CCPD, a maioria das doenças relacionadas com o frango, são causadas por Clostridium perfringens, uma bactéria que normalmente causa cólicas e diarreia 10 a 12 horas depois da ingestão.
Os esporos desta bactéria são resistentes à confecção, por conseguinte, é necessário manter o frango a temperaturas adequadas para evitar o desenvolvimento desta bactéria.
Ainda que o frango seja a fonte mais comum de intoxicação de entre os 17 tipos de alimentos rastreados, o CCPD descobriu que dois terços de todas as doenças relacionadas com os alimentos geralmente são causadas por vírus que são introduzidos nos alimentos por manipuladores da restauração que não higienizam devidamente as mãos.
De acordo com o CCPD, a Salmonella, bactéria responsável por contaminações recentes nos EUA, está em segundo lugar na causa de intoxicação alimentar.
Fonte: Último Segundo