Os suplementos alimentares, utilizados para auxiliar o emagrecimento, podem ser prejudiciais para a saúde, ao contrário dos suplementos multivitamínicos, que têm um papel importante na alimentação equilibrada, alerta a endocrinologista Isabel do Carmo, directora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria.
Isabel do Carmo, ressalta o facto de as pessoas terem dificuldades em distinguir os suplementos alimentares dos suplementos vitamínicos, dado que têm nomes semelhantes e são vendidos nos mesmos locais.
Todavia, segundo explicou a médica, os suplementos vitamínicos, também conhecidos como suplementos nutricionais, são apenas constituídos por vitaminas e sais minerais, não modificando o funcionamento do organismo, enquanto os suplementos alimentares contêm substâncias que alteram as funções orgânicas.
A especialista sublinha ainda que os suplementos alimentares cumprem apenas funções de emagrecimento e não de complemento, dado os componentes laxantes, diuréticos e estimulantes que integram a sua composição e que são prejudiciais.
Fonte: Saúde na Internet