A bactéria Bordetella hinzii pode causar doenças graves nos perus, ao contrário do que se pensava, revelaram investigadores do Serviço de Investigação Agrícola (ARS), dos EUA.
A Bordetella hinzii é muito semelhante à Bordetella avium, que é uma bactéria patogénica que provoca doenças respiratórias superiores em frangos e aves selvagens.
A semelhança destas duas bactérias é tanta, que só é possível distingui-las através de análises muito específicas baseadas em testes de DNA.
Investigadores do Centro Nacional de Doenças Animais (NADC) mantido pelo ARS em Ames, Iowa, analisaram vários isolados de Bordetella, incluindo alguns que causaram uma taxa de mortalidade de 100% em perus jovens.
Embora estes isolamentos fossem classificados como B. avium, os investigadores descobriram que na realidade eram B. hinzii, contrariando assim a ideia de que esta bactéria não representava qualquer perigo para as aves.
B. hinzii foi encontrada em aves que apresentavam a doença respiratória normalmente associada à bactéria B. avium.
Pensava-se que esta bactéria não podia causar doenças nas aves, pois estudos anteriores, em que aves foram infectadas com esta bactéria, não tinham levado a qualquer resultados.
Para provar a patogenicidade da bactéria, investigadores do NADC seleccionaram seis estirpes geneticamente distintas de B. hinzii e utilizaram-nas para infectar perus saudáveis.
Quatro destas estirpes persistiram na traqueia dos animais e causaram doença clínica.
Este estudo, publicado recentemente na revista Avian Diseases, demonstrou pela primeira vez, que algumas estirpes de B. hinzii podem causar doenças em perus.
Os investigadores tentam agora examinar as diferenças ente as estirpes patogénicas e identificar os factores responsáveis pela patogenicidade das mesmas.
Fonte:USDA