Um novo sistema de desinfecção de alimentos pode eliminar de forma eficaz e segura a Salmonella, das carnes, frutas ou produtos hortícolas.
O novo produto desenvolvido por especialistas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos da América (E.U.A.), foi concebido para ser usado na indústria alimentar e é eficaz numa vasta gama de alimentos.
Trata-se de um desinfectante especial com produtos concebidos para este fim, que garantem tanto a eliminação de patogénicos como a Salmonella e a E. coli como também a segurança para os consumidores.
Actualmente, a indústria alimentar utiliza a desinfecção dos alimentos com cloro como uma forma de eliminar agentes patogénicos.
Contudo, os especialistas garantem que o novo método de desinfecção é mais eficaz, pois previne a acumulação de resíduos químicos e alterações organolépticas nos produtos.
Os especialistas acreditam que esta nova tecnologia é eficaz e segura para os consumidores, que não afecta o aspecto ou qualidade do produto e que, em alguns casos, pode prolongar a sua vida útil.
Este novo método usa uma combinação de diferentes produtos, até agora desconhecidos, com os quais se pretende reduzir a incidência de intoxicações alimentares.
Para este fim, o novo desinfectante necessita apenas de cinco minutos, sendo capaz de eliminar neste período, diversas bactérias prejudiciais para a saúde humana.
Este novo desinfectante pode ser utilizado como spray para pulverizar ou como solução para imersão dos alimentos, sendo a sua concentração ajustável à fragilidade dos alimentos a desinfectar.
A eficiência, fácil armazenagem, fácil aplicação e baixo custo deste novo produto faz com que os especialistas o preparem para ser utilizado nas indústrias na restauração e até mesmo no ambiente doméstico.
Fonte: Consuma Seguridad