03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Peixe gordo previne falência cardíaca
2009-07-03

O consumo de uma porção de peixes gordos como salmão, a sardinha e o atum por semana pode reduzir o risco de falência cardíaca em homens, de acordo com um estudo realizado por investigadores dos Estados Unidos da América (E.U.A.) e da Suécia.

A falência cardíaca, que surge quando o coração deixa de conseguir bombear sangue suficiente para as necessidades do organismo, é a principal causa de hospitalização entre os indivíduos com mais de 65 anos e é caracterizada por sintomas como a fadiga e fraqueza, dificuldade na mobilização, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e tosse persistente ou pieira.

Os investigadores do Beth Israel Deaconess Medical Center e do Karolinska Institute associam os efeitos benéficos do peixe gordo ao teor de ácidos gordos ómega-3, tendo sido demonstrado que os homens com a maior ingestão de ómega-3 apresentavam uma redução de 33% do risco de falência cardíaca.

Investigações anteriores já haviam demonstrado que os peixes gordos e os ácidos gordos ómega-3 ajudam a combater os factores de risco para várias condições cardíacas, como a redução dos triglicéridos, da pressão arterial, da frequência cardíaca e da sua variabilidade. Colectivamente, isto pode explicar a associação ao risco reduzido de falência cardíaca verificada no novo estudo.

Os ácidos gordos ómega-3, principalmente o DHA (ácido docosahexaenóico) e o EPA (ácido eicosapentaenóico), têm sido associados a vários efeitos benéficos para a saúde, incluindo a redução do risco de doença cardiovascular e determinados tipos de cancro, bom desenvolvimento dos bebés durante a gravidez e melhoria do comportamento e humor.

Este estudo contou com a colaboração de 39.367 homens com idades compreendidas entre os 45 e os 79 anos, os quais foram seguidos durante um período de 6 anos, sendo com isto um dos maiores estudos a investigar a associação entre o consumo de peixes gordos, ómega-3 e falência cardíaca.

Os 39.367 homens seleccionados para colaborar nesta investigação não apresentavam doenças cardíacas ou diabetes, mas durante o estudo, 597 homens desenvolveram falência cardíaca e 34 homens faleceram.

Para além da tendência para um risco reduzido de falência cardíaca nos homens que consumiram 1 porção de peixe por semana, os homens que consumiram cerca de 0,36g de ómega-3 por dia apresentaram menos 33% de probabilidade de desenvolver esta patologia do que os homens que não consumiram ou que consumiram menor quantidade.

Os investigadores responsáveis por este estudo afirmam que este suporta as recomendações actuais para o consumo moderado de peixe gordo.

Fonte: APD

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt