As associações do sector do azeite foram na passada quarta-feira dizer ao ministro da Agricultura que não aceitam a sua proposta de permitir a mistura de azeite com óleos porque esta medida destrói "uma área em pleno crescimento".
Para satisfação das referidas associações, o ministro da Agricultura, garantiu que irá continuar a ser proibida a mistura de azeite e óleo em Portugal.
O presidente da Associação Interprofissional da Fileira Olívicola (AIFO), Aníbal Martins, afirmou que o ministro pretendia deixar de proibir a produção de mistura, mas depois de ouvir as associações garantiu que continua a ser proibida.
Segundo o responsável, Jaime Silva acolheu igualmente a opinião do sector contra o regresso dos galheteiros aos restaurantes.
O encontro com o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva, teve a participação das quatro confederações do sector agrícola (CNA, CAP, Confagri e AJAP), da AIFO e da Casa do Azeite.
Aníbal Martins especificou que a União Europeia não proíbe a mistura de azeite e óleo, mas dá a faculdade aos Estados-Membros de proibirem a produção dentro do seu território, e os cinco países produtores não autorizam.
Se a intenção do ministro fosse concretizada, Portugal seria o único país produtor de azeite da União Europeia onde deixaria de ser proibida a produção de mistura.
Fonte: Confagri