Foi confirmada a contaminação de massa para biscoitos com Escherichia coli O157:H7 nos Estados Unidos da América (EUA).
A referida massa é produzida por uma famosa marca de produtos alimentares que já decidiu mandar retirar os produtos contaminados do mercado.
A Agência Norte-americana de Medicamentos e Produtos Alimentares (FDA) revela que a referida bactéria apenas foi encontrada no produto final, não tendo sido detectada na zona de produção da referida massa nem nos equipamentos que entraram em contacto com a mesma.
Esta descoberta surgiu na sequência de algumas manifestações de intoxicação alimentar por parte de pessoas que afirmam ter consumido este produto. Contudo, a FDA afirma que ainda é necessário realizar mais análises laboratoriais para confirmar que foi realmente este produto o responsável pelas intoxicações.
Os investigadores ainda se questionam relativamente à origem desta contaminação, uma vez que a E. coli é uma bactéria de origem fecal e afirmam que estes produtos são muito mais susceptíveis de contaminação por Salmonella, uma vez que são produzidos com ovos crus.
O primeiro alerta desta contaminação surgiu a 19 de Junho e desde então a FDA e o Centro de Controle de Doenças dos EUA advertem as pessoas em geral para evitarem o consumo destes produtos, de forma a evitarem o risco de intoxicação alimentar.
Até agora, 69 pessoas de 29 Estados norte-americanos já apresentaram sintomas de intoxicação e 34 chegaram mesmo a ser hospitalizadas, 9 das quais com graves complicações de saúde.
Fonte: FoodProductionDaily