03 de Dezembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Vinho pode minimizar efeito de radioterapia
2009-07-06

Um copo de vinho por dia pode ajudar pacientes com cancro de mama a tolerar melhor a radioterapia e reduzir os efeitos colaterais adversos, segundo um novo estudo realizado pela Universidade Católica de Campobasso, em Itália.

O estudo afirma que os polifenóis existentes no vinho podem ajudar a proteger tecidos saudáveis dos efeitos da radiação ao mesmo tempo que combatem células cancerígenas.

A pesquisa foi realizada com a colaboração de 348 mulheres em tratamento de cancro da mama entre 2003 e 2007 na unidade de radioterapia e tratamento paliativo da Universidade Católica de Campobasso.

O estudo mostrou que o consumo diário moderado de vinho estava associado com uma redução de 75 % das lesões na pele das mulheres em comparação com a daquelas que não consumiam a bebida.

Alessio Morganti, director da unidade de radioterapia, refere que os dados têm de ser avaliados com precaução, já que se tratou de um estudo de observação.

Morganti refere ainda que deve ser realizada uma experiência formal aleatória, de forma a estabelecer-se o papel do vinho e dos seus componentes não-alcoólicos. Este estudo poderá abrir um novo caminho para o uso preventivo de antioxidantes.

Fonte: Newstin

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt