A ingestão de suplementos vitamínicos do complexo B pode reduz os riscos de as pessoas com doença celíaca apresentarem altos níveis de homocisteína, aminoácido presente no sangue e associado a doenças cardiovasculares, segundo revela um estudo realizado por investigadores do VUmc (University Medical Center), de Roterdão, Holanda.
A doença celíaca é uma doença auto-imune que surge em pessoas com predisposição genética para desenvolverem a doença quando ingerem alimentos com glúten. Um dos sintomas mais frequentes é a diarreia crónica, que conduz a uma extrema perda de peso.
O estudo publicado no World Journal of Gastroenterology revelou que a toma de suplementos do complexo B poderá ajudar no controlo da doença.
O trabalho avaliou o efeito provocado pela toma diária das vitaminas B6, B12 e ácido fólico, associada a uma dieta sem glúten, em 51 pessoas com a doença celíaca e outras 50 pessoas saudáveis.
Os investigadores concluíram que, nos doentes celíacos, esses suplementos normalizam os níveis da vitamina e reduzem os níveis de homocisteína.
De acordo com o resumo do estudo, nos doentes celíacos é importante a realização de análises sanguíneas regulares para verificar a deficiência dessas vitaminas para que, caso seja necessário, elas lhes sejam prescritas.
Fonte: Saúde na internet