O consumo de cerveja após o exercício físico pode ser uma óptima forma de reidratação, revela um estudo científico realizado pela universidade de Barcelona, corroborado por outros semelhantes realizados em Espanha.
O professor de Fisiologia do Exercício, Joan Ramón Barbany, defende que a alta presença de elementos antioxidantes ajuda a reduzir os efeitos produzidos pelo exercício físico, como a fadiga ou a falta de ar.
A ideia foi defendida na apresentação do estudo "A Idoneidade da Cerveja na Dieta Equilibrada dos Desportistas", durante os Jogos Mundiais da Medicina e Saúde, que foram celebrados em Alicante.
O académico diz ainda que a cerveja tem uma alta presença de elementos oxidantes, derivados da sua origem vegetal, que combatem a presença de radicais livres, o que ajuda a reduzir os efeitos do exercício físico, como as dores musculares ou a fadiga.
Esta bebida contém componentes vitamínicos, minerais e hidratos de carbono, pelo que a sua ingestão em "doses moderadas" por adultos pode desempenhar um papel na recuperação do metabolismo normal e imunológico dos desportistas depois do exercício físico.
Um outro estudo, da universidade de Granada, revela que em comparação com a água, a ingestão de cerveja, não tem qualquer aspecto desaconselhável.
Juan Antonio Corbalán, antigo internacional de basquetebol e agora fisiologista do desporto, acrescenta que apesar do álcool, a cerveja é uma magnífica bebida compatível com o rendimento desportivo de qualquer disciplina.
Fonte: DNCiência