A predisposição genética tem um importante efeito no conteúdo de gordura e proteína no leite de vaca.
Os genes que contribuem para essa variação genética foram descobertos por investigadores da Universidade holandesa de Wageningen, numa investigação integrada no projecto Milk Genomics lançado por esta Universidade em 2004.
As vacas produzem leite com um conteúdo de gordura muito variável. Os investigadores demonstraram que uma mutação num gene com grande influência na quantidade de leite produzida, também afecta a composição da gordura láctea.
Foram identificadas seis áreas no genoma da vaca, cujos genes contribuem para a variação genética na composição da gordura.
Estes resultados podem ajudar a seleccionar animais que produzam leite com uma composição de gordura modificada e prevêem que a proporção de ácidos gordos insaturados no leite poderia aumentar 10 % em 10 anos.
Fonte: ANIL