O painel científico da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) relativo à saúde e bem-estar animal (AHAW) publicou, cinco pareceres num relatório científico sobre os efeitos gerais dos sistemas de produção mais relevantes, no que se refere ao bem-estar do gado bovino leiteiro e doenças relacionadas.
O painel AHAW conclui que, a selecção genética para obtenção de produções de leite superiores e a natureza dos sistemas de produção utilizados, designadamente, no que se refere às instalações, estruturas, equipamentos e às práticas de maneio, são factores importantes que afectam a saúde do gado bovino leiteiro bem como outros aspectos relacionados com o seu bem-estar.
Os principais indicadores de falta de condições de bem-estar animal são as patologias podais e mastites, assim como desequilíbrios de natureza reprodutiva, metabólica e comportamental.
O painel AHAW apresentou uma série de recomendações que podem ser tomadas em consideração pelos gestores de risco na elaboração de legislação ou sua rectificação bem como na implementação/aperfeiçoamento de normas relativas às instalações, alimentação e selecção genética destes animais.
Fonte: ASAE/EFSA